Por que é tão importante manter a vacinação do seu PET?

Atualmente, muitas pessoas consideram seus animais de estimação verdadeiros membros da família. Entretanto, junto com a decisão de ter um pet, vem também a responsabilidade de cuidar de sua saúde, tendo a consciência de que esses cuidados deverão ser tomados ao longo da vida. Um desses cuidados é o ato de vacinar seu pet de forma responsável, sempre buscando o serviço de um médico-veterinário, pois este profissional tem conhecimento técnico para realizar o procedimento da forma correta e de acordo com as necessidades de cada pet, pois parece relativamente simples mas existe uma complexidade de fatores que podem impedir sua eficácia e que somente o médico-veterinário será capaz de identificar.

Existem vacinas para os animais de estimação que são essenciais para o calendário de vacinação. Essas vacinas são conhecidas como vacinas múltiplas ou polivalentes, v8 e v10, e a vacina anti-rábica. As vacinas v8 e v10 protegem os cães de sete doenças consideradas graves: cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina.

Normalmente, filhotes devem receber 3 doses de vacinas com intervalo de 21 dias entre elas. Assim como as crianças que nos primeiros meses de vida ou mesmo nos primeiros anos recebem várias doses de vacinas nos postos de saúde, os filhotes de cães e gatos também devem receber esse cuidado mais intenso nos seus primeiros 4 meses de vida.
De acordo com o lugar em que o pet vive, as vacinas poderão ser administradas ou não, porém, somente um médico veterinário de confiança poderá decidir.

Cães e gatos adultos devem receber um reforço anual.


  • ATENÇÃO COM A CINOMOSE:
    Cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus, que é altamente transmissível, podendo levar o pet a morte ou deixar sérias sequelas. 

    O vírus é bastante agressivo, oportunista e atinge, principalmente, cães que tenham o sistema imunológico enfraquecido, como filhotes e cachorros idosos, ou cães que já estejam debilitados em função de alguma outra possível doença.

    Os sintomas da cinomose geralmente se apresentam em três estágios e em cada um deles, um sintoma diferente se sobressai. No início, quando o sistema digestivo é acometido, o principal sintoma é a diarreia. 
    A vacinação ética é quando somente o médico veterinário administra a vacinação, uma vez que nenhum outro profissional está autorizado a aplicar vacinas. Logo após realizar a consulta e avaliar detalhadamente o pet levando em consideração o estado de saúde, é que o profissional irá definir o programa de vacinação ideal. 

    Este procedimento é importante para que a resposta esperada pela vacinação esteja de acordo com o ideal da mesma, não sendo assim administrada vacinações em pets que apresentam quadros de debilidade na saúde para que não ocorra a ineficiência da vacina.

    Não coloque a saúde do seu pet em risco por negligência ou falta de informação, a Clínica Univet conta com equipe especializada e os equipamentos necessários em nossa unidade! 

Ainda com dúvidas?

João da Silva
Conheça a Clínica Univet
A história da clínica está diretamente ligada ao seu sócio fundador Dr. Daniel Marques (CRMV-SP 12.160), que atua como Veterinário desde 1999.
Muito conhecido na cidade de Guaratinguetá pelo seu excelente atendimento e profissionalismo foi crescendo na profissão que é sua paixão, podendo ajudar muitos cães e gatos em todo esse período e com o aumento da procura dos clientes buscou um profissional que tivesse a mesma força de vontade para ajuda-lo.
Por isso o Dr. André Alves (CRMV-SP: 27.771) que já atuava na Clínica foi contratado e ao decorrer dos anos se tornou sócio.
Juntos ampliaram e desenvolveram um método eficaz, melhorando cada vez mais o atendimento de seus clientes, garantindo satisfação e eficiência.

Logo da Hotmart Pages